terça-feira, 5 de maio de 2009

Pollyana


Pollyana

O autor da obra Pollyana é Elionor H. Porter. Um dos seus trabalhos posteriores a essa obra, foi dar continuidade a mesma,lançando um outro livro chamado Pollyana Moça. Quando Pollyana deixa de ser criança e passa ser uma linda moça, que se apaixona e acaba se casando com Jimmy, seu amigo desde criança.
A obra é uma narração que trata de uma garota chamada Pollyana, que ainda muito criança perde seus pai e seu irmão e vai morar com sua tia Paulina. Paulina era uma mulher rancorosa, pra ela nada estava bom mesmo quando tudo estava bem. Pollyana com a convivencia com a tia, ou seja,morando em sua casa, conheceu muitas pessoas, conquistou a cidade inteira com seu jeito bondoso de menina feito anjo.Conheceu pessoas que viviam tristes, mas após sua presença mudou a vida daquelas pessoas que moravam perto dela. Pollyana ensinou a eles o tal "Jogo do Contente", o jogo se tratava de tirar proveitos, coisas boas, através de coisas ruins ou tristes; este jogo começou quando morava com seus pais e na caixa de donativos da igreja que havia pedido, vieram muletas ao invés da boneca, ela ficou triste na hora, mas o seu pai havia lhe ensinado que era bom pois ela não precisa usar moletas, ela tinha que ficar feliz com isso, foi apartir disso que deu a origem do jogo. Ela achava a vida maravilhosa, nunca reclamava de nada apesar de morar em um quartinho no sótão sem conforto algum, sem móveis e sem tapetes ,possuia só o necessário: cama, guarda-roupa e um lavatório. Ela conquistou até a amizade do Sr.Pendleton, um homem que há tempos não falava com ninguém, e Pollyana se tornou a melhor amiga dele. Sua tia Paulina a tratava super mal, mas após a doença de sua sobrinha, viu que ela era um anjo de menina e que não merecia ser tratada daquela maneira. Pollyana havia caído da escada e o doutor amigo de sua tia tinha falado que não tinha jeito da pequena menina se recuperar, ou seja, não poderia mais andar. Mas Pollyana, entretanto, insistiu para sua tia chamar o Dr.Chilton médico de Pendleton, Paulina resistia em falar que jamais iria chamar aquele médico, (ninguém sabia mas ela havia namorado com Chilton e desse namoro surgiu uma grande briga) Paulina pensou em sua sobrinha, pois aquele orgulho estava colocando em risco a vida de Polllyana. Mandou chamá-lo e ele conseguiu curar a menina, pois ele já havia curado uma pessoa com o mesmo caso. Com essa visita de Chilton, Paulina e ele fizeram as pazes e mais tarde isso acabou em casamento. Durante a recuperação de Pollyana, pessoas da cidade inteira vinham visitá-la , inclusive seu amigo Pendleton, um homem que por coincidência tinha sido namorado da mãe dela, e queria adotá-la mas ela preferiu ficar com sua tia. No fim , ele acabou adotando um amigo da Pollyana, Jaime que não tinha família. Com essa notícia, Pollyana se tornou muito mais feliz sabendo que um amigo necessitado tinha ganhado um grande pai.

Podemos tirar uma lição com isso, muitas vezes reclamamos da vida por simples coisas, que por acaso não acontecem como a gente desejaria, deveríamos aprender o jogo do contente. Pois Pollyana era uma garota sem pai e sem mãe, mas vivia feliz, apesar de ter passado muitas necessidades e rejeições no começo de sua chegada na casa de sua tia.

Jennifer Cristiana – 3ªs Ensino Médio

Um comentário:

  1. oiii me chamo pollyana e gostaria de comprar toda a coleção de POLLYANA...meu imail é pollyana.sf@hotmail.com se puderem entrar em contato vou ficar agradecida.

    ResponderExcluir

Visitantes desde 19/05/2009

Contador visitas blog
Colégio Mario de Andrade